Consultoria em Amamentação

A CONSULTORA EM AMAMENTAÇÃO é uma profissional, graduada na área da saúde ou não, especializada na gestão clínica da amamentação.

Tem por função fornecer o suporte e informações necessárias, durante o pré-natal – orientando e auxílio a gestante na preparação do corpo e mente para o pós-parto - e na maternidade - nas primeiras mamadas –, para mamãe e bebê, e até mesmo a família, garantirem uma perfeita amamentação prevenindo e eliminando problemas que possam surgir nessa importante e delicada fase da vida.

O atendimento é sempre personalizado, considerando as condições físicas, sociais, psicológicos e emocionais e de saúde do binômio mãe e bebê e também da família na qual estão inseridos.

A CONSULTORA EM AMAMENTAÇÃO auxilia desconstruindo mitos e informações incorretas, trazendo informações respaldadas em evidências científicas, para a correta e confortável interação de mamães de bebês nesse momento tão especial.

Tem como objetivo promover o aleitamento materno prolongado e em livre demanda. Orienta sobre a futura Introdução Alimentar para que seja segura e adequada. Auxilia nos ajustes necessários à rotina para o retorno ao trabalho evitando o desmame precoce. Fornece informações sobre como pode ser feito o desmame de forma mais gentil possível, no momento em que a mãe e o bebê estejam preparados.

O FONOAUDIÓLOGO está capacitado para a correta avaliação do sistema oral do bebê (sucção, lábios, língua, palato, bochecha e etc.), assim como para avaliação das condições da mama e produção láctea; além apresentar e realizar o importante Teste da Linguinha.

As dúvidas e dificuldades mais comuns são: pega correta ao seio, posições favoráveis para amamentar, alterações no padrão de sucção do recém-nascido; fissuras, dor e traumas mamilares; ingurgitamento mamário; cuidados com a mama, estimulação; ordenha; produção de leite aparentemente inadequada; cólicas e fadiga materna.

Recém nascidos com alterações CRANIOFACIAIS, DISFÁGICOS, prematuros ou separados das mamães por algum motivo, pedem mais atenção e cuidados. Nesses casos a CONSULTORIA EM AMAMENTAÇÃO e AVALIAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA são, quase sempre, indispensáveis.

Baixo ganho de peso do bebê e baixa produção de leite são alguns dos problemas que requerem atenção e avaliação especializada.

A CONSULTORIA EM AMAMENTAÇÃO não substitui a avaliação junto ao pediatra do bebê, ele é o profissional responsável pela avaliação do estado geral da saúde de seu filho.

Quanto Custa a Consultoria em Amamentação?

O valor da CONSULTORIA EM AMAMENTAÇÃO tem base no preço das consultas em consultório, maternidade ou residência.  De acordo com as expectativas e necessidades é definido o valor e número de encontros para que todas as informações sejam absorvidas para a correta aplicação no dia-a-dia.

Bebês que apresentam ANOMALIAS CRANIOFACIAIS – minha especialidade – recomendo que a CONSULTORIA EM AMAMENTAÇÃO se dê através de uma consulta anterior ao parto, onde as dúvidas são minimizadas e há um planejamento de tudo que será necessário para um pós parto mais tranquilo.  O segundo encontro se dá nas primeiras horas após o nascimento, ainda na maternidade, onde se aplica tudo que foi discutido na consulta anterior.  Após alguns dias, com o bebê casa e uma rotina melhor estabelecida, poderá acontecer uma visita, caso a nova mamãe sinta a necessidade.

 

​Conte com a CONSULTORIA EM AMAMENTAÇÃO para eliminar dúvidas, afastar mitos e facilitar esse momento único e definitivo para mamãe e bebê.

Leia, também, sobre a Laserterapia na Amamentação e como ela ajudar no tratamento de fissuras e dores mamilares.

Teste da Linguinha

O TESTE DA LINGUINHA tornou-se obrigatório desde 2014 e é realizado através de um exame clínico bastante simples para avaliação do frênulo da língua do bebê.

Visa diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua, causadas pelo frênulo curto ou “língua presa”.  Estas alterações podem comprometer as funções exercidas pela língua (sugar, engolir, mastigar e falar), pode causar o desmame precoce, ou prejudicar o correto desenvolvimento do bebê.

O frênulo curto tanto de língua, quanto de lábios, pode trazer dificuldades para o bebê mamar, causando maior estresse no momento das mamadas, desmame precoce e a introdução desnecessária da mamadeira e outros utensílios.  Em adultos pode levar à dificuldade de mastigação/deglutição e alterações de fala, afetando alimentação, comunicação, relacionamento pessoal e até o desenvolvimento profissional.

 

O dia nacional do Teste da Linguinha é comemorado no dia 20 de junho.

Leia um pouco mais sobre o Teste da Linguinha, nesse post, clicando aqui. 

 
LogoLiviaHorizontal.png